13 de junho de 2024

"Super Escritores" na Escola Básica da Lagoa

Esta atividade teve como meta principal incentivar os alunos a ganharem gosto pela leitura e escrita, para além de incrementar a Inclusão e o sentimento de pertença a uma Escola Inclusiva; proporcionar aos alunos estratégias de melhoria das competências de escrita e divulgar os escritos dos alunos, como forma de motivação para a aprendizagem e de ver reconhecido o seu trabalho.

Ao longo do ano letivo, foram lançados diversos desafios de escrita, tendo em conta a faixa etária e ano de escolaridade, em todas as turmas da Escola Básica da Lagoa. Os momentos de escrita foram pensados em articulação com outras atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “Colorir a Inclusão” – Desafi@Mente, nomeadamente do Dia Internacional da Síndrome de Down e do Dia Mundial da Sensibilização do Autismo, e com a atividade “Quem conta um conto, acrescenta um sonho…”. 


   


Assim, o desenvolvimento do trabalho fez-se em diversas etapas: discussão em grande grupo sobre a temática abordada e/ou da leitura de um texto da tipologia pretendida; análise das características do tipo de texto trabalhado no momento; criação do texto pessoal; leitura, apresentação oral ou afixação do produto final (já corrigido e melhorado). A colaboração com os Docentes Titulares de Turma foi fundamental na fase final de conclusão dos trabalhos. 

Tendo presente as capacidades leitoras e escritoras dos alunos do 1.º ano, as atividades propostas incidiram principalmente na escrita de palavras (com desenho). As temáticas abordadas foram o Natal, o Carnaval, a Páscoa, o Autismo, a Síndrome de Down. 


Os tipos de texto trabalhados foram os seguintes:
- Carta: Carta ao Pai Natal; Carta ao Palhaço (3.º e 4.º ano);
- Texto descritivo: Descrição de uma personagem / retrato;
- Texto utilitário – Recado e Aviso;
- Texto narrativo: a partir do conto “Hansel e Gretel”, dos Irmãos Grimm – Narração.


A adesão dos alunos às diversas atividades propostas foi muito positiva, tendo-se sentido que os alunos iam aguardando pelo desafio seguinte e que se foram empenhando de forma notória. Acredita-se que cada um, ao seu ritmo, evoluiu na escrita, o que se foi refletindo nos seus resultados. 

Histórias com ... História, na UEEI da ESV

Ao longo do ano letivo, os alunos da UEEI da ESV foram explorando várias obras infanto-juvenis, tanto em livro como vídeo e áudio. Estas ati...