Na Escola Básica da Lagoa, assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em dois momentos distintos.
Num primeiro dia, foi
promovida, para começar, uma reflexão, por grupo turma, em torno da deficiência
e da diferença, abordando brevemente os diversos tipos de deficiência e focando
mormente as potencialidades das pessoas portadoras de alguma deficiência, em
detrimento das fraquezas. Posteriormente, foi pedido aos alunos para escolherem
uma palavra para associarem à parte do logótipo do Projeto “Colorir a Inclusão”
que foi atribuída à escola da Lagoa. A parte do logótipo era cor de rosa,
remetendo para a empatia, a ternura, a sensibilidade e o companheirismo. A
palavra mais referida foi Respeito, pois não há empatia sem respeito, foram
justificando. Em seguida, cada um dos alunos da escola colou, nesse bocadinho de logótipo, um pompom cor de
rosa, mas em diversos tons de rosa e diversos tamanhos, pois, tal como os alunos,
todos pertencem à mesma escola, mas cada um tem a sua particularidade.
Num segundo momento, deu-se continuidade à reflexão sobre a
diferença, incindindo sobre como seria viver sem um dos cinco principais
sentidos. Foi então lançado um repto aos alunos da escola: pintar peças em
pasta de modelar sem as mãos (com a boca). Durante a atividade, o comentário
mais tecido foi “É difícil pintar sem mãos”; no entanto, os alunos foram
acrescentando que, quando não se tem mãos, pode-se recorrer aos braços, à boca
ou aos pés para desempenhar algumas tarefas quotidianas. Pode-se, assim, encontrar
soluções para contornar essa dificuldade. É mais moroso e é necessária muita força
de vontade para se conseguir. Às pessoas que rodeiam quem experimenta tais
dificuldades, exige-se empatia, respeito e paciência.
Foram momentos de muita aprendizagem.