No dia 15 de maio todos os alunos dos 1.º ao 12.º anos do AEV, com mobilização de Medidas Adicionais - Adaptações Curriculares Significativas deslocaram-se às instalações da Escola Básica Marques Leitão afim de participarem nas atividades desenvolvidas com a colaboração do Centro de Ciência Viva - Visionarium. O entusiasmo de cada aluno foi irradiando à medida que as atividades foram sendo exploradas. Todos tiveram uma prestação fantástica em todas as atividades desafiantes lançadas.
Após as atividades, foi proporcionado um momento de convívio entre todos os participantes, incluindo professoras e assistentes operacionais.
No dia 21 de maio, os alunos das salas de apoio especializado da EBML e da ESV participaram no Encontro de Desporto Adaptado no Agrupamento de Escolas Costa Matos, em Vila Nova de Gaia. Os alunos realizaram diversas atividades, como esgrima, andar de skate, estafetas, entre outras. Foi uma manhã divertida de atividade física e de convívio.
Os alunos da UEEI da ESV contribuíam com um trabalho a enriquecer o espólio da Exposição no Lugar do Desenho. Este ano, o tema versou sobre "50 anos de Liberdade na Educação".
Neste contexto, o trabalho é representado por um livro intitulado “Educar para Incluir na Liberdade” que contempla vários momentos de atividades desenvolvidas com e pelos alunos na Unidade Especializada para a Educação e Inclusão (UEEI) da Escola Secundária de Valbom e enquadrados no Projeto “Colorir a Inclusão”.
Este livro visa difundir práticas pedagógicas inclusivas em curso na Escola atual. O lápis tal como o livro são objetos aludidos à Escola e que, numa Escola do séc. XXI, continuamos a vincar a luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de TODOS à EDUCAÇÃO.
Os alunos da UEEI da ESV exploraram a obra "Uma lição vinda do mar ...", de Carmen Garcia e ilustração de Tiago Leal.
Através desta, foram proporcionadas atividades diversificadas que permitiram a exploração sobre "Educação Ambiental", nomeadamente sobre Biodiversidade e Produção e Consumo Sustentáveis, com especial impacto nos mares e oceanos.
No âmbito da Biodiversidade, os alunos foram confrontados com experiências sensoriais, pesquisa e seleção de fauna e de flora, no computador.
Quanto à Produção e Consumo Sustentáveis, foram construídos ecopontos com caixas de cartão, integrando a respetiva legenda orientativa e efetuado treino simulado na separação do lixo.
A diversidade de atividades apresentadas aos alunos contribuíram para o conhecimento e compreensão da importância de preservar a Biodiversidade, tal como o impacto negativo dos comportamentos e práticas incorretas dos cidadãos.
Neste sentido, foi, ainda, construído um painel integrado na atividade "Quem ouve um conto ... acrescenta um sonho", tentando recriar o ambiente aquático poluído e o sonho da tartaruga Guiomar (nome da personagem) em habitar um oceano sem poluição.
A atividade enquadra-se no Projeto Colorir a Inclusão em articulação com o Projeto Eco-Escolas.
No dia 21 de março, assinala-se o Dia Internacional da
Síndrome de Down, que tem como objetivo primordial sensibilizar a Sociedade relativamente
à inclusão das pessoas portadoras de Trissomia 21 e relembrar que esta é uma
condição genética que não impede a vida social normal da pessoa.
A Síndrome de Down, em
homenagem ao médico britânico que descreveu a síndrome pela primeira vez em
1862, também é conhecida como Trissomia 21.
A data foi escolhida pela Down Syndrome International por
fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O dia 21 corresponde ao número
do cromossoma que está alterado e o mês 3 corresponde aos três exemplares. Normalmente,
um cromossoma deve ser formado por um par (2), mas no caso das pessoas com esta
síndrome, existem 3 exemplares (trissomia: 3 vezes o cromossoma 21).
A primeira celebração deste dia teve lugar em 2006 e foi
adotada pela Organização das Nações Unidas no seu calendário oficial, sendo
comemorada todos os anos em cerca de 193 países.
Na Escola Básica da Lagoa, desenvolveram-se diversas atividades
em torno desta temática para chamar a atenção da comunidade educativa para a
inclusão social de pessoas portadoras da Síndrome de Down; contribuir para um
desenvolvimento integral dos alunos e valorizar a educação para a cidadania nos
seus diferentes aspetos.
No dia 3 de maio, os alunos da sala de apoio especializado da EBML realizaram mais uma saída funcional, no âmbito do Projeto Comuni(DAR)de. Foram ao Centro de Saúde de Valbom. O Dr. Diogo Pereira, coordenador da USF, fez uma visita guiada às instalações e explicou o funcionamento da Unidade e os serviços prestados. Agradecemos a disponibilidade e a simpatia de todos os colaboradores da USF.
No dia 30 de abril, os alunos das salas de apoio especializado da EBML e da ESV participaram, no âmbito do Desporto Escolar, nas "Multiatividades", no Pavilhão Municipal de Pedrouços.
No âmbito da atividade "Quem ouve um conto acrescenta um sonho", os alunos da sala de apoio especializado da EBML terminaram a leitura de mais uma obra. Desta vez leram e exploraram "Os Piratas" de Manuel António Pina. Uma história que se desenrola entre a realidade e o imaginário.
No dia 2 de abril, assinala-se oDia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo.O objetivo desse dia é sensibilizar a sociedade para esta doença e incentivar à inclusão das pessoas com autismo na sociedade.
Na Escola Básica da Lagoa, desenvolveram-se atividades no início do 3.º período em torno desta temática, tendo por objetivos promover um ambiente escolar desafiador da aprendizagem, socialmente acolhedor, inclusivo, cordial e seguro; preparar os alunos para serem agentes da mudança; promover a equidade e a inclusão de todas as crianças e alunos.
Dinamizada em cada uma das turmas, a atividade iniciou por uma conversa/palestra, acompanhada do visionamento de um vídeo alusivo à problemática do autismo. Neste sentido, e após a exposição do tema, os alunos colocaram várias questões, o que suscitou uma reflexão conjunta para esclarecimento das dúvidas. Em seguida, foi pedido aos alunos para escreverem sugestões de como partilharem vivências e interações com alunos com o espetro do Autismo, construindo, cada turma, uma ou duas peças de puzzle para encaixar num coração previamente desenhado. Por fim, cada aluno escreveu uma frase numa fita amarela, azul ou vermelha, sobre as aprendizagens realizadas no decorrer da atividade e colocou-a no “chapéu” do Autismo (um guarda-chuva, que ficou exposto à entrada da Escola).
Deste modo, os alunos ficaram bastante sensibilizados para esta temática, tendo, acreditamos, passado a ver com outros olhos os seus colegas com Autismo e ficado preparados para agir de outra forma com estes. Todos aderiram com bastante entusiamo às diversas atividades promovidas.
Com esta iniciativa, deu-se mais um passo na construção de uma Escola mais inclusiva.
A Diretora do AEV, Cristina Couto Varela, tem a honra de convidar toda a comunidade educativa para a cerimónia de inauguração da exposição de trabalhos dos alunos do Agrupamento, subordinada ao tema 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗟𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮 𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮çã𝗼🌹 que decorrerá no dia 8 de maio, pelas 15:00h, no Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende.
A exposição estará patente ao público de 7 de maio a 1 de junho🌹
No âmbito das comemorações dos 50 anos de 25 de Abril, nas instalações da Escola Secundária de Valbom foi recriada uma sala de aula à época do Estado Novo.
Partilhamos alguns momentos da visita dos alunos da UEEI da ESV a esta exposição.